Como saber se um diamante é verdadeiro

Use a sua respiração
É necessário limpar corretamente o diamante. Depois, tudo o que tens de fazer é enevoar a pedra com o teu hálito. É a mesma maneira de embaciar um espelho, basta respirar sobre o diamante.
Verdadeiro: As pedras que não embaciam facilmente são provavelmente verdadeiras. Os diamantes verdadeiros dispersam facilmente o calor.
Falsos: As pedras falsas demoram mais tempo a dispersar o calor. O nevoeiro que permanece na pedra durante alguns segundos depois de respirar sobre ela é frequentemente uma indicação de que o diamante é falso.
Observar o engaste da pedra
Se o diamante tiver sido colocado no anel, pode ver qual o tipo de montagem e de engaste utilizado.
Verdadeiro: São muito poucos os diamantes verdadeiros que se encontram em engastes metálicos baratos. Os diamantes são tão preciosos e valiosos que são sempre engastados em materiais como o ouro e a platina. As pulseiras de ouro e platina são marcadas para identificação. Por exemplo, 10K, 14K, 18K, ou marcações como 585, 750, 900, 950, PT e Plat.
Falsa: Quando a pulseira não tem carimbo, ou está marcada com TK316, Ag, 925, KP, GP, GF, GEP, KGF ou KF, é outra indicação de uma pedra falsa.
Utilizar uma lupa de joalheiro para ampliação
Observe as extremidades da pedra preciosa onde as facetas se encontram.
Verdadeiro: Os diamantes verdadeiros têm frequentemente arestas afiadas e nítidas.
Falsos: Se forem arredondadas ou muito desgastadas, não se trata certamente de um diamante.
Efetuar um teste de afinidade com o óleo
Depois de limpar a pedra com uma solução desengordurante suave (por exemplo, água com algumas gotas de detergente suave), tente marcar o diamante com uma caneta a óleo.
Verdadeiro: Se a caneta deixar linhas claras e contínuas na pedra, é uma indicação de que se trata de um diamante verdadeiro.
Falso: Quando só aparecem pontos ou linhas ténues e descontínuas, pode ser falso.
Efetuar um teste de leitura
Vire o diamante redondo solto de cabeça para baixo e coloque-o sobre o papel impresso.
Verdadeiro: Quando a impressão é ilegível através da pedra, trata-se provavelmente de um diamante real. No entanto, existem algumas excepções: se o seu corte for desproporcionado, a impressão pode ainda ser visível através de um diamante verdadeiro.
Falso: Tentar ler a impressão através da pedra. Quando a impressão é visível, provavelmente não se trata de um diamante verdadeiro.
Utilizar um isqueiro
Precisarás de um isqueiro e de um copo de água fria. Depois, é melhor usar luvas à prova de fogo por segurança. Aquece a pedra durante cerca de 30 segundos e deixa-a cair no copo.
Verdadeiro: Os diamantes verdadeiros podem suportar o choque do calor e do frio e não se estilhaçam.
Falsos: Aquecer pedras falsas e deixá-las cair em água fria pode fazer com que se estilhacem. Os diamantes que se estilhaçam são falsos.
Aviso: Este passo é perigoso e não é recomendado. Se não for um diamante verdadeiro, é provável que seja destruído.
Pedir um teste de sonda térmica
Um teste de sonda de calor é normalmente gratuito, na maioria dos joalheiros conceituados. O joalheiro mede quanto tempo a pedra retém o calor. Este teste evita que os diamantes falsos se estilhacem, pelo que pode continuar a usar a pedra.
Dicas:
  • É uma boa ideia utilizar vários métodos para determinar a autenticidade de um diamante, uma vez que nenhum teste isolado é infalível.
  • Se não tiver a certeza da autenticidade de um diamante, é sempre melhor procurar a avaliação de um profissional.