Procure áreas manchadas:
O latão reage com o oxigénio no ambiente, causando um processo conhecido como oxidação, que resulta em descoloração e manchas. Se notar alguma área descolorida ou manchada na sua peça, é provável que seja feita de latão. No entanto, lembre-se de que o facto de uma peça não estar manchada não significa necessariamente que seja de ouro.
Verificar a existência de marcas de fabrico:
Verdadeiro: As marcas do fabricante, também conhecidas como marcas de punção, indicam a percentagem de ouro numa peça. Procure estas marcas em fechos, nas bandas interiores de anéis ou na superfície de moedas e metais preciosos.
- Nos EUA, a pureza do ouro é medida utilizando o sistema Karat (K), sendo 24K o ouro puro. Por exemplo, o ouro de 18K contém 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, o que o torna 75% de ouro puro.
- O sistema de classificação numérica utilizado na Europa para indicar a pureza do ouro é uma escala de 1 a 999, em que 999 significa ouro puro. Por exemplo, se uma peça de joalharia tiver uma marca de 750, isso significa que tem 75% de ouro.
Falso: No que diz respeito às marcas do fabricante, pode encontrar certas letras como GP, GF e GEP, que indicam que a peça de ouro não é pura.
- GP significa banhado a ouro, o que significa que o fabricante coloca uma fina camada de ouro sobre outro metal, como o cobre ou a prata. O artigo tem algum ouro, mas não é considerado ouro verdadeiro.
- GF significa “gold filled” (enchimento de ouro), o que significa que o artigo tem uma camada de ouro muito mais espessa do que o revestimento de ouro, mas ainda não é ouro puro.
- GEP significa eletrodeposição de ouro, o que significa que o artigo tem uma fina camada de ouro sobre outro metal, mas, ao contrário do revestimento de ouro, a eletrodeposição de ouro é depositada num artigo através de um processo elétrico.
O teste de densidade:
Para realizar este teste, são necessárias algumas ferramentas básicas, como uma balança eletrónica, um fio fino, chávenas e água.
- Pesar o metal na balança eletrónica e anotar o número que aparece, que é A.
- Encha um copo com água e coloque-o sobre a balança. Tara a balança, colocando a leitura a zero.
- Amarre o metal com um fio fino e coloque-o no copo de água, certificando-se de que o metal não toca no copo. Registe o peso na balança como B.
- Divida A por B, o que lhe dará a gravidade específica do metal. Se a gravidade específica for semelhante à do ouro puro, então é provável que a sua peça seja verdadeira.
A gravidade específica do ouro:
- Ouro de 24 quilates = 19,32
- Ouro 18k = 14.64~15.90
- Ouro 14k = 12.61~14.20
- Ouro 10k = 11,03~11,59
A gravidade específica de outras imitações de ouro é geralmente significativamente inferior à do ouro.
O teste do íman:
O ouro não é magnético, pelo que pode utilizar um íman para ajudar a determinar se é verdadeiro. Coloque um íman perto do ouro. Se o ouro for atraído pelo íman, é provável que seja falso.