Procura de defeitos e inclusões
Para inspecionar as falhas e inclusões, é necessária uma lupa de joalheiro com uma ampliação ideal de 10x. As fissuras e fendas são as inclusões mais comuns nas esmeraldas. Para além disso, as esmeraldas naturais formam-se com pequenas imperfeições, incluindo minúsculos cristais minerais (biotite, pirite, tremolite, etc.), inclusões bifásicas, inclusões trifásicas e inclusões semelhantes a impressões digitais. Se a sua pedra preciosa for límpida, sem quase nenhum destes defeitos, pode ser uma esmeralda criada em laboratório ou não ser de todo uma pedra preciosa.
- Uma bolha de gás presa numa inclusão líquida é comum nas esmeraldas naturais, formando uma inclusão de duas fases. Se vir apenas um grupo de bolhas, a gema é provavelmente de vidro.
Verificar o efeito cintilante
As esmeraldas verdadeiras não produzem muito “fogo” ou flashes coloridos sob a luz. Se a sua gema apresentar um arco-íris de flashes, é provavelmente falsa.
Procurar desgaste nas facetas
Para verificar o desgaste das facetas, procure quaisquer sinais de suavidade ou desgaste nas extremidades das facetas. As esmeraldas genuínas são feitas de um material durável, pelo que não devem mostrar sinais de desgaste facilmente. Se as arestas parecerem desgastadas ou ligeiramente arredondadas, é possível que a gema seja falsa, especialmente se for feita de vidro.
Verificar a existência de camadas
As esmeraldas Soudé são feitas de duas ou três camadas de materiais diferentes, muitas vezes com uma camada verde entre duas pedras incolores. Se a esmeralda não estiver montada, pode tentar mergulhá-la em água e observá-la de lado para ver estas camadas. Numa esmeralda montada, pode tentar examinar a área à volta da cinta para ver se há alguma mudança de cor estranha.
Cuidado com os preços baratos
Tenha em atenção os preços quando comprar esmeraldas. Uma esmeralda natural, de um verde vivo e com um brilho brilhante, custa normalmente pelo menos 500 dólares por quilate. Se o preço parecer bom demais para ser verdade, é possível que a esmeralda seja falsa ou de baixa qualidade. As esmeraldas sintéticas tendem a ser mais baratas, com uma faixa de preço de cerca de R$ 75 por quilate para pedras pequenas.
Fazer incidir uma luz negra sobre a esmeralda
Colocar a esmeralda numa sala pouco iluminada ou escura e fazer incidir a luz negra de “onda longa” sobre a gema. Observe a cor da fluorescência. As esmeraldas naturais normalmente não apresentam fluorescência ou apresentam uma fluorescência vermelha baça. Se a esmeralda tiver uma fluorescência vermelha brilhante, pode ser sintética.
Dicas:
- É uma boa ideia utilizar vários métodos para determinar a autenticidade de uma esmeralda, uma vez que nenhum teste é infalível.
- Se não tiver a certeza da autenticidade de uma esmeralda, procure a avaliação de um profissional. Eles têm a experiência e o equipamento especializado necessários para determinar com exatidão a autenticidade da gema.