Fissura na cunhagem

As fissuras na cunhagem são um tipo comum de erro de moeda que ocorre quando a cunha começa a rachar ou quebrar ligeiramente. À medida que a estrutura da cunha começa a deteriorar, fissuras ou fendas formam-se ao longo dos elementos de design. Quando o cunho é batido, o metal preenche essas fissuras, resultando numa linha elevada de metal na moeda recém-cunhada.

A principal causa das fissuras na cunhagem é o processo de produção do cunho, especificamente a compressão do hub no cunho virgem, o que enfraquece as áreas gravadas. Além disso, o uso prolongado de cunhos usados para cunhar moedas de alta circulação também pode afetar a qualidade das moedas produzidas. Nesses casos, a casa da moeda tende a maximizar cada cunhagem para cunhar o maior número possível de moedas.

A interposição de um corpo estranho entre a moeda e o bloco redondo durante a fase de cunhagem também pode causar fissuras ou fendas, às vezes assumindo a forma do objeto estrangeiro interposto.

A evolução de uma simples fissura na cunhagem para uma fissura na cunhagem ramificada pode ser observada nas 6 moedas de 50 Lire 1993 tipo II, que foram todas cunhadas pelo mesmo cunho rachado. Esses exemplares vêm de três rolos diferentes, extraídos pessoalmente em progressão. Uma fissura na cunhagem ramificada ocorre quando uma fissura percorre alguns elementos de design, ramificando-se em duas ou mais fissuras distintas que continuam em direções diferentes.