Erros de corte - Clips

Clip elíptico

Os erros de corte, especificamente os clips, são um tipo de erro em moedas que ocorre quando uma porção da flan é acidentalmente cortada durante o processo de produção. Esse erro pode acontecer durante o processo de corte, quando um disco circular é cortado da tira de metal que se tornará a flan. Se a ferramenta de corte ultrapassar ou ficar aquém do ponto desejado, uma porção da flan ficará faltando, resultando em uma moeda cortada.

As moedas cortadas podem variar de tamanho dependendo de quanto da flan foi cortado. Se uma porção significativa da flan estiver faltando, a moeda será notavelmente menor e mais leve do que uma moeda normal. Se apenas uma pequena porção for cortada, pode ser difícil detectar sem um exame minucioso.
Erros de corte também podem ser causados por objetos estranhos que se inserem entre os cunhos e a flan durante o processo de cunhagem. Isso pode causar a compressão e aplanamento de porções da flan, resultando em uma aparência de moeda cortada.
Em alguns casos, as moedas cortadas podem ter outros erros associados, como cunhagem dupla ou cunhagem descentralizada. Esses erros podem aumentar a singularidade e a desejabilidade da moeda para colecionadores.
Clip irregular
O erro de moeda conhecido como Clip Irregular ocorre quando as prensas de cunhagem cortam a extremidade da bobina de metal durante o processo de cunhagem. Esse erro é raro, mas pode ocorrer quando um funcionário não para a prensa de cunhagem a tempo devido a negligência. A moeda resultante terá uma borda irregular ou incompleta devido à porção de metal ausente causada pela ação de corte das prensas de cunhagem.
Corte reto
O corte reto é um tipo de erro de moeda que ocorre quando a chapa de metal usada na prensa de perfuração é mais estreita do que o normal. Devido a essa discrepância, a chapa de metal não adere aos guias laterais instalados na prensa e se move lateralmente, resultando em perfurações sobre a borda da chapa.
No caso de planchetes bimetálicos, o corte pode ser encontrado no anel externo ou no núcleo, e não se pode descartar que ele possa ser encontrado também em uma forma combinada com outros tipos de erros de cunhagem. É essencial observar que cortes retos podem afetar significativamente a aparência e o valor da moeda, e os colecionadores muitas vezes os procuram devido à sua raridade e singularidade.
Corte curvo
Erros de corte curvo ocorrem quando a chapa de metal dentro da prensa de perfuração avança a uma velocidade inferior à taxa previamente determinada, fazendo com que a perfuração ocorra em uma seção da chapa que já havia sido perfurada anteriormente. Para autenticar tais erros, é necessário examinar a borda perto das duas extremidades que coincidem com o corte curvo. Geralmente, há um sulco perto de uma ou ambas as extremidades devido à pressão exercida pela prensa monetária, e pode haver uma expansão ou desvanecimento dos relevos envolvidos no corte curvo.
Outra característica identificadora é o efeito Blakesley, nomeado em homenagem ao especialista americano que o descobriu. Esse efeito consiste em uma porção de borda plana que sempre aparece no lado diametralmente oposto da moeda, geralmente com a mesma largura da área comprimida. No entanto, esse efeito nem sempre está presente em moedas cunhadas com cortes curvos. A borda plana é gerada porque a máquina de friso não consegue exercer a pressão necessária na área cortada, fazendo com que a borda posicionada diametralmente oposta ao planchete permaneça plana.
No caso de moedas bimetálicas, o corte pode ocorrer no anel externo ou no núcleo. Esse tipo de erro também pode ser encontrado combinado com outros tipos de erros. Além disso, pode acontecer que a laje seja perfurada entre dois ou mais cortes, criando cortes curvos duplos ou triplos na planchete.