O mercado global de pedras preciosas: uma visão geral

Com um passado histórico e romantizado, as pedras preciosas, ou gemas, e seu comércio têm fascinado o ser humano desde o início da civilização. Hoje, o comércio de gemas é uma indústria global de US$ 23 bilhões, envolvendo milhares de mineradores, comerciantes e revendedores em centenas de países.

Gemas naturais (encontradas na natureza), como esmeraldas, rubis e diamantes, são obtidas em países como a Zâmbia, África do Sul, Tailândia, Moçambique e também no Brasil, e vendidas em todo o mundo para colecionadores e compradores a varejo. Abaixo, segue um breve resumo do comércio de pedras preciosas na atualidade, destacando os mercados de gemas mais populares, centros de manufatura e comércio e feiras de negócios.

Principais mercados de comércio de gemas

Os mercados de comercialização de gemas podem ser encontrados em todo o mundo. Os grandes centros costumam estar localizados em cidades internacionais, enquanto os menores ficam mais próximos das próprias minas de pedras preciosas. Muitos dos principais mercados de comércio e centros renomados ficam em ou adjacentes a países onde se encontram gemas naturais.

Emerald Trade Center de Bogotá

As minas colombianas correspondem a mais de 70% do suprimento global de esmeraldas e produzem algumas das esmeraldas mais puras de todo o planeta. Naturalmente, Bogotá, a capital da Colômbia, é o lar de grande parte do comércio mundial de esmeraldas. Localizado na Avenida Jiménez #5-43, é no Emerald Trade Center onde acontece grande parte desse comércio, encontrando-se tudo desde esmeraldas brutas a joias lapidadas e polidas. Vendedores ambulantes informais cercam o prédio para oferecer as esmeraldas que encontram, enquanto o próprio centro contém dezenas de empresas com algumas das joias da mais alta qualidade.

China Fort (Beruwala)

O China Fort, localizado na cidade costeira de Beruwala, no sul do Sri Lanka, é um histórico e famoso centro comercial de joias coloridas. Exemplos incluem crisoberilo, espinela, turmalina, pedra-da-lua e pedra Garnet, sendo safiras indígenas os principais itens vendidos. Compradores de todo o mundo regularmente visitam o China Fort para comprar joias lapidadas e polidas que podem variar bastante em valor.

Presente há séculos, o comércio de gemas é a força vital dessa área. Os gemólogos do Sri Lanka traçam sua linhagem até os mouros, que imigraram para o Sri Lanka em busca de pedras preciosas e especiarias. O corte tradicional de uma gema é conhecido como ‘Mukkarage’, derivado de ‘Mukkara’, que significa “mouro” para os nativos do Sri Lanka. Dessa forma, os mouros literalmente moldaram grande parte do comércio de pedras preciosas atual.

Museu de gemas e centro comercial de Mianmar

O Mianmar é uma importante fonte de várias gemas coloridas, incluindo rubis, safiras e jadeítas. Na verdade, 90% de toda a jadeíta do mundo é produzida lá! O país se orgulha de ser uma grande fonte de tantas pedras preciosas e montou um museu para exibir as melhores gemas birmanesas.

O Museu de Gemas de Mianmar (Myanmar Gems Museum), localizado na cidade de Yangon, é o melhor lugar para observar pedras preciosas elegantes. Embora funcione principalmente como museu, há também um centro comercial vendendo alguns dos melhores itens. Em três andares e 82 lojas, estão disponíveis rubis, safiras, pérolas, jadeítas e muito mais. O edifício também abriga o Empório de gemas do Mianmar (Myanmar Gems Emporium), que é frequentado por comerciantes de pedras preciosas e joias de todo o mundo.

Principais centros de manufatura e comércio

Diversos famosos centros comerciais de gemas estão localizados em cidades na Índia e na Tailândia. Várias das mercadorias nesses locais são diamantes ou gemas coloridas importadas de todo o planeta. Entre os maiores, estão Jaipur, Chanthaburi e Bangkok.

Jaipur

Jaipur é um dos principais centros de corte e comércio de esmeraldas do mundo, e muitas de suas pedras brutas vêm da Zâmbia e do Brasil. Empregando mais de 200.000 pessoas e tendo recentemente expandido para a exportação de diamantes, além de pedras coloridas, Jaipur vem realmente se tornando um ilustre local na indústria de joias.

Chanthaburi e Bangkok

Chanthaburi, na Tailândia, é um importante ponto para a compra de joias de todas as qualidades e variedades, mas rubis e safiras se destacam. O Centro de Gemas e Joias em Chanthaburi (Gems and Jewelry Center in Chanthaburi) possui seu próprio mercado de gemas e é mais conhecido por seu corte de pedras quase perfeito. Bangkok é conhecida como a capital mundial das pedras preciosas e não é à toa. Muitos revendedores atacadistas podem oferecer os melhores preços nas gemas coloridas da mais alta qualidade, embora os valores de varejo possam ser elevados.

Antuérpia

Uma lista dos principais mercados de gemas não está completa se não mencionar Antuérpia. A Antuérpia é o melhor lugar do mundo para comprar diamantes da mais alta qualidade, e tem sido o maior centro de comércio de diamantes desde o século XV. Cerca de 84% dos diamantes brutos e 50% dos diamantes lapidados do mundo passam por essa cidade. Os negócios são conduzidos principalmente no distrito de Diamond Quarter, que abriga mais de 1.500 empresas de diamantes em um raio de um quilômetro e meio quadrado.

Feiras internacionais

Viajar pelo mundo em busca de joias que atendam a critérios específicos pode custar bastante tempo e dinheiro, especialmente para empresas menores e compradores individuais. Assim, aqueles envolvidos no comércio de pedras preciosas frequentemente comparecem a feiras ou leilões para encontrar e comprar gemas específicas, construindo conexões na indústria.

The Tucson Gem and Mineral Show

O The Tucson Gem and Mineral Show é a maior e mais antiga exposição de joias do mundo, tendo começado na década de 1970 e reunindo curadores profissionais de joias, educadores, amadores e o público. O evento convida estudantes, organizações sem fins lucrativos, gemólogos e organizações de ciências da Terra a comparecerem. Mais de 250 revendedores de varejo se reúnem para vender minerais, fósseis, joias e artesanato lapidado ao público. Além disso, há exposições especiais de museus, incluindo The Logan Sapphire e The Ausrox Gold Nugget em anos anteriores. O próximo evento será de 10 a 13 de fevereiro de 2022 no Tucson Convention Center, localizado na Avenida S. Church nº 260, Arizona (EUA).

Hong Kong International Jewelry Show

Outro evento anual, a Hong Kong International Jewelry Show, começou em 1983 e é a maior feira de joias B2B do mundo. Ela recebe 3.600 expositores de mais de 55 países e regiões ao redor do mundo. Essa feira exibe principalmente acessórios de joalheria de prata fina e antiga, mas também displays e materiais de embalagem, além de ferramentas e equipamentos para a indústria das joias. Diamantes, gemas coloridas e pérolas também são comercializados. A mostra principal de 2021 foi de 25 a 29 de julho no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong (Hong Kong Convention and Exhibition Centre), embora outras mostras tenham ocorrido nos meses de março, junho e setembro.

Baselworld Watch and Jewellery Show

Baselworld é uma feira anual que apresenta vários tipos de joias e pedras preciosas de alta qualidade. Com sede na Suíça, essa feira começou em 1917 e agora possui 2.100 expositores de mais de 45 locais, atraindo cerca de 100.000 visitantes. É um ótimo lugar para descobrir novidades e aprender sobre as últimas tendências da indústria. A mostra mais recente foi em 23 de junho de 2021.

Leilões de joias

Corretores e colecionadores de pedras preciosas muitas vezes procuram por peças específicas em leilões. Leiloeiros famosos como Sotheby’s, Christie’s e Tiancheng International costumam planejar eventos de leilão que são restritos a joias e gemas raras, oferecendo aos profissionais do comércio de gemas a oportunidade de ver e licitar em uma série de itens. Os leilões consistem principalmente em joias e raramente incluem pedras preciosas não definidas. Eles também apresentam antiguidades ou itens de colecionadores raros. Abaixo, seguem mais informações sobre alguns dos leiloeiros mais ilustres:

Sotheby’s

Fundada por Samuel Baker em 1744, a Sotheby’s é uma sociedade de vendas por leilão com sede na cidade de Nova York. No entanto, a empresa possui mais de 80 localizações em 40 países. Vários leilões são realizados ao longo do ano, exibindo uma variedade de joias e pedras preciosas de alta qualidade. Esses leilões podem acontecer presencialmente ou on-line, através do site da Sotheby’s.

Christie’s

Fundado em 1766 por James Christie, esse leiloeiro britânico vende uma grande variedade de joias e gemas raras. Os leilões são realizados nas principais cidades do mundo, incluindo Londres, Paris e Nova York. No entanto, muitos leilões também podem ser acessados on-line no site da Christie’s. Em maio de 2016, a Christie’s vendeu o diamante Oppenheimer Blue por 56.837 milhões de Francos Suíços, tornando-o a joia mais cara já vendida em um leilão.

Tiancheng International

Fundada há apenas uma década, em 2011, a Tiancheng International já é uma grande leiloeira de joias. Localizada na China, ela atua especificamente no nicho de jadeítas. Celebridades como Angelina Jolie e Sarah Jessica Parker já venderam joias pela Tiancheng International e doaram os lucros para várias instituições de caridade. Os leilões são realizados algumas vezes por ano e podem ser assistidos pessoalmente ou on-line.

O comércio de pedras preciosas constitui uma indústria única, renomada e fascinante. Mas o sucesso requer bom gosto, excelentes habilidades para estabelecer e mantes contatos (networking) e dedicação para aprender as particularidades envolvidas. Sejam peças de heranças ou pedras de primeira geração, as gemas continuarão a encantar os seres humanos e estimular viagens e comércio intercontinental por muitos séculos futuros.